Marca

Cego do Maio


Empresa:  Raul & Costa

CEGO DO MAIO brand

Raul & Costa

Rua Manuel Silva 30

4480 Póvoa de Varzim

Portugal

José Rodrigues Maio

José Rodrigues Maio, mais conhecido como Cego do Maio ou Ti’ Maio, foi herói, salva-vidas e pescador poveiro do século XIX.

(Póvoa de Varzim, 8 de Outubro de 1817 – 13 de Novembro de 1884)

É a figura mais representativa da cidade e visto como o herói local, tinha como marca familiar o meio-sarilho. Era pescador sardinheiro.

Nasceu na Rua dos Ferreiros e faleceu na sua casa na Rua de Poça da Barca (expansão da Rua da Areia), hoje denominada Rua 31 de Janeiro. Aquando da sua morte, as câmaras da Póvoa de Varzim e Esposende lançaram votos de pesar.

Galardoado com a mais alta condecoração do Estado, o Colar de Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e a medalha de ouro da Real Sociedade Humanitária do Porto, colocadas pessoalmente pelo Rei D. Luís I pelas vidas que salvou no mar da Póvoa de Varzim.

Contam as gentes da Póvoa que quando o rei o condecorou, o Cego do Maio retribuiu o seu presente com um punhado de conchinhas, dizendo: “Tome lá ó Ti’ Rei, uns beijinhos para as suas criancinhas brincarem!”

José Rodrigues Maio

José Rodrigues Maio, more commonly known as Cego do Maio (8 October 1817 – 13 November 1884) was a Portuguese hero, lifeguard and fisherman from Póvoa de Varzim.

He was awarded with the highest honor of the State, the Collar of Knight of the Order of the Tower and Sword and the Gold medal of the Royal Humanitarian Society of Porto, placed personally by King Louis I for the lives that he saved in the sea of Póvoa de Varzim.