Empresa

MANUEL MOREIRA DA SILVA (M.M.S) • brinquedos folha flandres


MANUEL MOREIRA DA SILVA (M.M.S)

Anos 30 MANUEL MOREIRA DA SILVA (M.M.S), o NICRÓ, de Ermesinde, foi o primeiro massificador do brinquedo de folha com corda de aço.

M.M.S. – «Nicró»

Manuel Moreira da Silva (MMS), mais conhecido por «Nicró», começou a sua vida profissional como fabricante de caixas de lata para graxa e daí talvez a vocação para este tipo de trabalho, onde a rotina podia dar lugar à criatividade. Esta talvez a razão porque nunca se dedicou ao negócio e à venda, preferindo antes estar ligado à produção. Tinha apenas um cliente, um armazenista, antigo empregado da «Casa Três Vinténs», chamado Coelho de Sousa.

O seu grande contributo para o desenvolvimento desta arte está, segundo os entendidos, em ser consi- derado «grande massificador do sistema de corda no brinquedo de folha», porque se não foi o primeiro a utilizá-la, foi com certeza aquele que a usou de forma mais sistemática. Este mecanismo começou por funcionar primeiro através de um rolo de arame, e mais tarde, o mesmo foi substituído por uma mais forte e dinâmica fita de aço.

Alguns coleccionadores confidenciaram-nos que uma das características que tornava os brinquedos do Nicró fáceis de identificar, era o facto de o mesmo não se preocupar muito a limpar as latas que reutilizava na sua fabricação. A sua oficina estava situada na rua 5 de Outubro, perto dos Bombeiros de Ermesinde.

in ERMESINDE: MEMÓRIAS DA NOSSA GENTE
Autor: Dr. Jacinto Soares.