LISBOA RECEBE A 1ª ROTA DAS CONSERVAS PORTUGUESAS

Numa parceria da ANICP, Lisboa Story Centre, Loja das Conservas e Can the Can

A Associação Nacional da Industria de Conservas de Peixe (ANICP), em parceria com a “Loja das Conservas”, o restaurante Can the Can e o Centro Interativo Lisboa Story Centre, vai realizar pela primeira vez a Rota das Conservas Portuguesas, um percurso cultural e gastronómico pelos sabores do mar no centro da cidade de Lisboa, com o objetivo de dar a conhecer a vasta e rica cultura desta indústria centenária.

Durante os meses de julho e agosto, Lisboa acolhe este roteiro cheio de “lata”, um itinerário que promete conquistar o paladar de todos e que se estende por quatro diferentes locais – Lisboa Story Centre, Loja das Conservas, Restaurante Can the Can Lisboa e Quiosque LDC nos Armazéns do Chiado – sustentados na tradição centenária e qualidade irrepreensível das conservas de peixe portuguesas.

O ponto de partida da Rota das Conservas é o Lisboa Story Centre, Centro Interativo situado no Terreiro do Paço, onde é possível conhecer os acontecimentos mais marcantes da cidade, desde a sua fundação, e que irá receber a exposição “Latas de Conservas de Outros Tempos”. Neste espaço, vai estar exposta a mais completa coleção privada de latas de conservas portuguesas, colecionadas e reunidas ao longo de 30 anos por Carole Garton. Mais de 200 latas das mais variadas marcas e empresas icónicas cedidas temporariamente pelo Centro de Artes Culinárias de Lisboa, uma verdadeira viagem no tempo através das latas de conservas de diferentes épocas, uma oportunidade única agora ao dispor de todos os que visitam este espaço.

A par desta extraordinária mostra de conservas, os visitantes vão ainda poder ver uma peça candidata ao Guiness World of Records, uma sardinha em crochet e tricot em tamanho XXL, embaixadora da cultura portuguesa e símbolo de uma comunidade ativa. Projecto concebido pelas criativas Vera Freire Correia e Sara Correia Mendonça, que contaram com o apoio, na equipa de montagem, das artesãs  Ana Carrilho, Dina Gama e Margarida Macedo, e com a participação de crocheteiras e tricotadeiras de todo o país, tendo ultrapassado a fasquia dos 1000 quadrados de 15×15 cm, ficando com 8 metros de comprimento e 1,60m de altura. Ao iniciar a visita a este espaço, é oferecido aos visitantes uma lata de conservas vazia, um voucher a ser utilizado nos outros pontos da Rota das Conservas Portuguesas.

A “dois passos” deste espaço de exposição, também situado na Praça do comércio, encontra-se outra paragem “obrigatória” desta rota, o conceituado restaurante Can the Can. De gastronomia mediterrânea, local de homenagem aos fortes símbolos da portugalidade, neste espaço é possível degustar deliciosos petiscos onde as conservas tradicionais têm uma presença privilegiada na respectiva ementa, encontrando-se também espalhadas pelas paredes e mesas como decoração. Os participantes da rota serão recebidos com um welcome drink mediante o consumo de uma refeição e apresentação do respetivo voucher (lata).

Seguindo caminho pela Rua do Arsenal, vão encontrar a terceira referência do itinerário, a Loja das Conservas. “Montra” de 18 empresas portuguesas de conservas, este é o maior espaço comercial de conservas no nosso País e que conta atualmente com mais de 700 referências. Aí vão ter à disposição uma cravadeira onde os participantes vão poder gratuitamente ter a experiência de fechar uma lata de conservas. Através da apresentação do voucher – lata de conservas vazia – todos os participantes que comprarem uma lata de conservas terão direito a uma segunda gratuita.

Por fim, e a partir de 15 de julho, a Rota das Conservas Portuguesas será enriquecida com um espaço adicional, o Quiosque Loja das Conservas nos Armazéns do Chiado, a nova “morada” da cravadeira, que até esta data estava implementada na Rua do Arsenal, podendo assim os participantes criarem a sua própria lata, com o voucher recolhido na visita ao museu, com o conteúdo que quiserem.

A ANICP, juntamente com os quatro locais associados, pretende com esta iniciativa divulgar e promover aquela que é considerada uma das melhores e mais emblemáticas iguarias de Portugal, mantendo viva a cultura e tradição portuguesa em forma de lata, contribuindo para que perdurem ao longo do tempo.

 

Para saber mais sobre a história de cada uma destas latas aceda ao link:
http://canthecan.netcans-index/


Locais Associados da Rota das Conservas Portuguesas

ANICP

Lisboa Story Centre

Loja das Conservas

Can the Can