Enlatado

MASCATO • Sardines in Tomato Sauce


Marca:  Mascato

MASCATO • Sardines in Tomato Sauce

MASCATO • Sardines in Tomato Sauce

in A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais
Análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014
Sara Sousa Monteiro
Design de Comunicação
2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA

LOCALIZAÇÃO ESPÓLIO: PINHAIS & CA. LDA.

FABRICANTE: PINHAIS & CA. LDA.

EXPORTADOR: PINHAIS & CA. LDA.

DATA: SEGUNDA GERAÇÃO (1995-1998)

MARCA: MASCATO

DURAÇÃO DA MARCA: 1939 (PELO MENOS) – ACT.

TIPO DE CONSERVA: SARDINHA EM MOLHO DE TOMATE, AZEITE E SAL ADICIONADO

PESO NETO: 74G

MERCADO DE DESTINO: LÍNGUA UTILIZADA: INGLÊS, FRANCÊS

DESCRIÇÃO TÉCNICA

LOCALIZAÇÃO ESPÓLIO: PINHAIS & CA. LDA.

FABRICANTE: PINHAIS & CA. LDA.

EXPORTADOR: PINHAIS & CA. LDA.

DATA: SEGUNDA GERAÇÃO (1995-1998)

MARCA: MASCATO

DURAÇÃO DA MARCA: 1939 (PELO MENOS) – ACT.

TIPO DE CONSERVA: SARDINHA EM MOLHO DE TOMATE, AZEITE E SAL ADICIONADO

PESO NETO: 74G

MERCADO DE DESTINO: LÍNGUA UTILIZADA: INGLÊS, FRANCÊS

EMBALAGEM

NOME DO EMISSOR: PINHAIS & CA. LDA.

MATERIAL: FOLHA DE FLANDRES

COR: PRATEADO

DIMENSÕES: C. 10,5CM L. 6,25CM A. 2,05CM

PESO: 43G

TIPO DE LATA: EASY OPEN, COM ANILHA DE ABERTURA COLOCADA NO TOPO DA TAMPA, É AINDA DE

REFERENCIAR AS DEPRESSÕES E RELEVOS DADOS EM TODAS AS FACES DA EMBALAGEM PARA CONFERIR RESISTÊNCIA À MESMA, CREMOS NO ENTANTO, QUE AS DEPRESSÕES DADAS NA TAMPA TÊM COMO

PROPÓSITO O AUXÍLIO NO ACTO DE ABERTURA, AJUDANDO À DEFORMAÇÃO DA MESMA

TIPO DE ABERTURA: A ABERTURA É FEITA COM O AUXÍLIO DA ANILHA EXECUTADA POR DESENROLAMENTO DA TAMPA PELA LINHA DE ENFRAQUECIMENTO

NOME DO EMISSOR: PINHAIS & CA. LDA.

MATERIAL: FOLHA DE FLANDRES

COR: PRATEADO

DIMENSÕES: C. 10,5CM L. 6,25CM A. 2,05CM

PESO: 43G

TIPO DE LATA: EASY OPEN, COM ANILHA DE ABERTURA COLOCADA NO TOPO DA TAMPA, É AINDA DE REFERENCIAR AS DEPRESSÕES E RELEVOS DADOS EM TODAS AS FACES DA EMBALAGEM PARA CONFERIR RESISTÊNCIA À MESMA, CREMOS NO ENTANTO, QUE AS DEPRESSÕES DADAS NA TAMPA TÊM COMO PROPÓSITO O AUXÍLIO NO ACTO DE ABERTURA, AJUDANDO À DEFORMAÇÃO DA MESMA

TIPO DE ABERTURA: A ABERTURA É FEITA COM O AUXÍLIO DA ANILHA EXECUTADA POR DESENROLAMENTO DA TAMPA PELA LINHA DE ENFRAQUECIMENTO

RÓTULO

IMPRESSÃO: CROWN

TÉCNICA DE IMPRESSÃO: QUADRICROMIA

CORES UTILIZADAS:AMARELO, VERMELHO, AZUL, CASTANHO ,PRETO

INFORMAÇÃO ESCRITA

TAMPA: SARDINES IN TOMATO SAUCE | AND OLIVE OIL – SALT ADDED | SARDINES À LA TOMATE | ET À L’HUILE D’OLIVE – SEL AJOUTÉ | MARQUE | MASCATO | PRODUCT OF PORTUGAL | PRODUCT DU PORTUGAL | BRAND | NET WEIGHT 2 5/8 OZ – POIDS NET 74 G

LATERAL DIREITA:MARQUE | “MASCATO”

LATERAL ESQUERDA: NET WEIGHT 2 5/8 OZ | POIDS NET 74 G

LATERAL TOPO: PORTUGUESE SARDINES IN TOMATO SAUCE | AND OLIVE OIL – SALT ADDED | SARDINES PORTUGAISES À LA TOMATE | ET À L’HUILE D’OLIVE – SEL AJOUTÉ

LATERAL FUNDO: PACKED BY MISE EN CONSERVE PAR | PINHAIS & CA. LDA. | MATOSINHOS – PORTUGAL
BASE: EXCLUSIVETY DISTRIBUTED BY: | FOODS INTERNATIONAL | SUPPLY CORP (FISCO) | FREMONT CALIFORNIA USA 94536 | CÓDIGO DE BARRAS | INGREDIENTS: | SARDINES – TOMATO | SAUCE AND OLIVE | OIL-SALT | NUTRITION FACTS | SERV. SIZE 2.5/8 OZ. (125G) | SERVINGS PER CONTAINER 1 | AMOUNT PER SERVING | CALORIES 130 FAT. CAL. 80 | % DAILY VALUE* | TOTAL FAT 9G 14% | SATURATED FAT 2G 10% | CHOLESTEROL 50MG 17% | SODIUM 400MG 17% | TOTAL CARBOHYDRATE 2G 1% | DIETARY FIBER 0G 0% | SUGARS 0G | PROTEIN 10G | VITAMIN A 4% – VITAMIN C 2% | CALCIUM 30% – IRON 10% | * PERCENT DAILY VALUE ARE BASED ON A 2.000 CALORIES DIET

 

DESCRIÇÃO ESTILÍSTICA

A designação da marca ‘Mascato’ é destacada pelo elemento caligráfico utilizado. Na base da composição sobressaem dois elementos ilustrados, uma sardinha e um tomate. É de notar ainda que a informação textual secundária é apresentada numa escala considerável.

Nesta embalagem são poucos os elementos ilustrados em comparação com a sua versão vintage. Ainda que se destaquem, um elemento que apresenta uma linha de contorno fina e de espessura irregular em certos locais, com o intuito de providenciar volumetria ao motivo ilustrado, enquanto que o outro elemento não possui uma linha de contorno definida, talvez por não partir da vectorização, mas sim, de uma fotografia.

Dada a escassez de elementos ilustrados, pudemos observar somente dois planos, pela sobreposição entre os dois elementos. Não temos no entanto, nenhuma alusão à perspectiva, pois não distinguimos pontos de fuga na composição, o que confere uma panificação à ilustração. Notamos também a existência de uma fina moldura, composta por três linhas, em duas tonalidades, que contrastam com o fundo da imagem, e que enquadra a composição, acompanhando o formato da tampa da embalagem.

Quanto à escala dos elementos, não distinguimos grandes variações de escala, a designação da marca e os motivos ilustrados partilham entre si dimensões similares, e o texto secundário também se apresenta em destaque, ocupando grande parte da área de impressão.

Quanto à organização estrutural da composição e à distribuição de pesos visuais, a designação da marca encontra-se ao centro, sobre a horizontal, encostada à esquerda, da composição. Os elementos ilustrados situam-se ao centro, posição de destaque, no entanto na parte inferior da composição. O texto secundário é escrito do topo esquerdo da composição, descaindo para o interior, de linha para linha, devido à colocação do logótipo circular da Pinhais, que coincidiria com o espaço inicial da segunda linha de texto, se este estivesse alinhado à esquerda. Dada a inexistência de pouca área não impressa, todos os elementos aparentam ter o mesmo peso visual resultando uma aparente desorganização estrutural.

Com o recurso ao exercício da lei dos terços, percebemos que os elementos ilustrados se resumem, quase na sua totalidade ao terço inferior da composição, é de notar que neste terço, todos os elementos são centrados verticalmente, sendo ladeados por área não impressa. A designação da marca é quase escrita sobre o eixo de separação central reforçando a linha na horizontal da composição, como inferimos inicialmente, espaço partilhado com outras informações textuais secundárias. O terço superior é preenchido pelo texto secundário, destacando-se duas frases, tanto pela cor impressa como pela escala, espaço partilhado ainda com o logótipo da Pinhais, elemento menor.

Há também alguma cadência (ritmo), conseguida pela repetição, mesmo que irregular, das linhas curvas que remetem para as escamas do peixe.

As cores utilizadas são ao cores CMYK, o amarelo, cor predominante, o vermelho, o azul, e o preto. As cores são mate, mas impressas num papel sem textura e brilhante, adquirindo assim algum brilho. As cores são na sua maioria tons quentes, com o fundo a amarelo, cor predominante. Os únicos elementos em tons frios, a azul, são o logótipo da Pinhais assim como a ilustração do peixe, ganhando assim destaque dos demais. Pela sobreposição das cores na impressão em quadricromia temos, o castanho, conseguido pela sobreposição das cores primárias, destinado somente a uma pequena parte de um dos elementos ilustrados. E possível distinguir a trama da impressão, de aspecto “pixelizado”, em ambos os motivos ilustrados, que adquirem um efeito de gradação de tonalidade, providenciando volumetria aos mesmos. É de notar ainda que a tonalidade do preto não é muito forte, parecendo quase a impressão de um azul escuro sobre o fundo amarelo.

Podemos distinguir duas tipografias, uma sem serif para o texto secundário e uma serifada para a designação da marca. ‘Mascato’ é assim escrito com inicial maiúscula e restantes letras em minúscula, as letras têm um traçado manual, parecem ter sido escritas utilizando um pincel largo, possuindo também variações de espessura no traço. É de notar ainda que o nome foi escrito entre aspas. O texto secundário é impresso a preto e a vermelho, numa tipografia sem serif com variações de peso, regular, condensado e wide, utiliza caixa alta, em corpo legível, de traço regular.

 

DESCRIÇÃO TEMÁTICA

Em comparação com a sua versão vintage, o rótulo desta embalagem, tem uma componente de ilustração reduzida, dando maior destaque à informação textual. Também é de notar que se perde a relação título/imagem, uma vez que a ave marítima, mascato, já não figura na ilustração. Os elementos ilustrados são dois, uma sardinha azul e um tomate vermelho, associados não à designação da marca, mas sim ao conteúdo da embalagem, não se referindo somente ao tempero da conserva, mas informando também o tipo de peixe no seu interior.

Os elementos ilustrados, parecem partir de duas abordagens, o tomate, claramente em desenho vectorial, é aliado à sardinha, ilustração que parece ter partido de uma fotografia, manipulada de modo a adquirir um tom monocromático, pelos pormenores e realismo que apresenta, além de se poder visualizar uma trama “pixelizada” em todo o elemento, ao contrário do primeiro que tem cores planas, onde a trama é utilizada em centros locais para efeito de volume.

A marca Pinhais, apresenta-se em forma de logótipo em vez da designação textual, talvez pela inexistência de muitos elementos ilustrativos inerentes à marca, estando no entanto reproduzido numa escala muito pequena.

A cor de fundo amarelo, juntamente com a tipografia impressa a vermelho, nomeadamente a designação da marca ‘Mascato’, reforçam certamente a alusão à condimentação em molho de tomate da conserva em azeite de oliveira, cores normalmente associadas, na indústria, a estes condimentos.