Enlatado

RIOS • Spiced small mackerels


Marca:  Rios

RIOS • Spiced small mackerels

RIOS • Spiced small mackerels

in A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais
Análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014
Sara Sousa Monteiro
Design de Comunicação
2014

 

EMBALAGEM

NOME DO EMISSOR: PINHAIS & CA. LDA. 

MATERIAL: PAPEL

COR:BRANCO

DIMENSÕES: C. 10,6CM L. 6,2CM A. 2,75CM 

PESO: 3G 

TIPO DE LATA: EASY OPEN, COM ANILHA DE ABERTURA COLOCADA NO TOPO DA TAMPA, É AINDA DE REFERENCIAR AS DEPRESSÕES E RELEVOS DADOS EM TODAS AS FACES DA EMBALAGEM PARA CONFERIR RESISTÊNCIA À MESMA, CREMOS NO ENTANTO, QUE AS DEPRESSÕES DADAS NA TAMPA TÊM COMO PROPÓSITO O AUXÍLIO NO ACTO DE ABERTURA, AJUDANDO À DEFORMAÇÃO DA MESMA

TIPO DE ABERTURA:A ABERTURA É FEITA COM O AUXÍLIO DA ANILHA EXECUTADA POR DESENROLAMENTO DA TAMPA PELA LINHA DE ENFRAQUECIMENTO

 

DESCRIÇÃO TÉCNICA 

LOCALIZAÇÃO ESPÓLIO: PINHAIS & CA. LDA. 

FABRICANTE: PINHAIS & CA. LDA. 

EXPORTADOR: PINHAIS & CA. LDA. 

DATA: SEGUNDA GERAÇÃO (1990)

MARCA: RIOS

DURAÇÃO DA MARCA: 1939 (PELO MENOS) – ACT. 

TIPO DE CONSERVA: CAVALA EM AZEITE, SAL ADICIONADO

PESO NETO: 125G

MERCADO DE DESTINO: LÍNGUA UTILIZADA: INGLÊS | TRADUÇÕES EM FRANCÊS, PORTUGUÊS, GALEGO, ALEMÃO, ITALIANO 

 

RÓTULO

IMPRESSÃO: CROWN 

TÉCNICA DE IMPRESSÃO: QUADRICROMIA

CORES UTILIZADAS: AMARELO, VERMELHO, AZUL, VERDE, PRETO

 

INFORMAÇÃO ESCRITA

TAMPA: SPICED SMALL MACKERELS | IN OLIVE OIL – SALT ADDED | RIOS BRAND | NET WEIGHT 4 3/8 OZ. | PRODUCT OF PORTUGAL

LATERAL DIREITA:PINHAIS & CA. LDA. | AV. MENÉRES, 700 | 4450-189 MATOSINHOS | TEL. +351 229 380 042 FAX +351 229 373 101 | E-MAIL: PINHAIS@PINHAIS.PT

LATERAL ESQUERDA: PINHAIS & CA. LDA. | AV. MENÉRES, 700 | 4450-189 MATOSINHOS | TEL. +351 229 380 042 FAX +351 229 373 101 | E-MAIL: PINHAIS@PINHAIS.PT

LATERAL FUNDO: PETITS MAQUEREAUX – À SAUCE PIQUANT À L’HUILE D’OLIVE | CAVALINHAS INTEIRAS PICANTES – EM AZEITE DE OLIVEIRA | CABALLAS PEQUENAS PICANTES EN ACEITE DE OLIVA | KLEINE MAKRELE GEWURZ IN OLIVENOEL | PICCOLI SGOMBRI PICCANTI ALL ÓLIO D’OLIVA – CON SALE | PESO NETO 125 GR. SGOMBRI 95 GR. OLIO D’OLIVA 30 GR. | NET WEIGHT 4 ⅜ OZ. – NETTOINHALT 125 G. – FISCHEINWAAGE 95 G. | PESO LÍQUIDO 125 GR. – PESO NETO 125 GR. – POIDS NET 125 GR. | STERILISIERT, KUHL UND TROCKEN AUFBEWAHREN – CONTENANCE CUBIQUE 125 CM3

BASE: CONSUMIR DE PREFERÊNCIA ANTES DO FIM DE 2017 | CÓDIGO DE BARRAS | SÍMBOLO RECICLAGEM | SÍMBOLO RING-PULL

 

DESCRIÇÃO ESTILÍSTICA

O elemento tipográfico da marca ‘Rios’ é destacado, colocado sobre uma lista ao centro da composição. O logótipo da Pinhais surge à esquerda da composição. Ilustrações de elementos vegetalistas, pimentos vermelhos, são colocados de modo a compor graficamente o rótulo, colocados em cantos opostos, seguindo a moldura rectangular de cantos arredondados como a lata de conservas no interior do envólucro.

Nesta embalagem os elementos ilustrados são escassos, apresentam uma linha de contorno estilizada, e de traço irregular, conferindo um aspecto tosco ao desenho. As linhas de preenchimento são praticamente imperceptíveis, assemelham-se a pequenas manchas impressas a preto. Destacam-se duas linhas e uma lista a vermelho que ocupam o centro da composição, e atravessam de um extremo ao outro da área de impressão da tampa. 

Os planos são inexistentes, dado que os elementos não se sobrepõem não conseguimos a sua distinção, além da inexistência de pontos de fuga, conferindo um carácter plano à composição. Notamos no entanto, uma fina moldura, uma linha, impressa a azul, que acompanha os contornos do invólucro, que por sua vez assume a forma da lata no seu interior. 

Quanto à escala dos elementos, a designação da marca ‘Rios’, assim como o logótipo da Pinhais, são os elementos mais imponentes da composição. 

Quanto à organização estrutural da composição e à distribuição dos pesos visuais, os elementos de maior escala, acima referidos, ocupam uma posição central, colocados sobre as linhas e lista vermelhas também já mencionadas, temos assim, o logótipo circular, à esquerda, da composição, estando à sua direita a designação da marca. O círculo sobre a lista horizontal, ganha uma posição de destaque, que parece ser harmonizado pela colocação dos elementos decorativos, sendo o círculo encimado (no canto superior esquerdo) por um elemento menor, e a palavra ‘Rios’, inscrita na lista, sublinhada (no canto inferior direito) por um elemento de maior escala. O texto secundário e os elementos decorativos preenchem assim o espaço em volta, superior e inferior da composição.

Com o recurso ao exercício da lei dos terços, percebemos que a composição não se circunscreve nos eixos centrais de divisão da área, assim, as linhas e lista, assim como os elementos que a elas estão associados, estão descaídos, pousados sobre a linha horizontal do terço inferior, sem tocar na linha do terço superior, não ocupando assim, o terço central da composição. No entanto, é de notar que o elemento circular, se expande para fora dos limites das linhas mencionadas. Os elementos decorativos e textuais secundários, ocupam como inicialmente inferimos, os terços superior e inferior da composição. 

As cores utilizadas são ao cores CMYK, o amarelo, cor predominante, o magenta, o azul, e o preto. As cores são mate, mas como impressas num papel sem textura e brilhante, adquirem portanto essa qualidade. Pela sobreposição das cores na impressão em quadricromia temos, o verde, resultado do azul sobre o amarelo, numa trama, conseguindo várias tonalidade de verde, temos também a ilusão do laranja conseguida do vermelho impresso sobre o amarelo, e temos ainda no logótipo da Pinhais e ilusão de uma tonalidade roxa, conseguida pela impressão do magenta e do azul. Áreas brancas, da folha não impressa, também se apresentam na composição, nomeadamente como linhas de contorno dos elementos principais. No geral, as cores impressas são na sua maioria, tons quentes, e o elemento de tons frios, que se destaca, é o logótipo da Pinhais.

O texto secundário é impresso a preto, e distinguimos três tipografias, todas não serifadas, em versões regular, condensada em peso bold e wide em peso fino, utilizadas em caixa alta, em corpo legível, de traçado regular. Uma outra tipografia é utilizada na designação da marca, também em caixa alta e sem serif, possui um contraste de espessura variável no traço, em peso bold, conseguindo uma mancha imponente apesar de impressa na cor amarelo. 

 

DESCRIÇÃO TEMÁTICA

Em comparação com a sua versão vintage, o rótulo desta embalagem, tem uma componente de ilustração reduzida, dando maior destaque à designação tipográfica da marca. No entanto, continua a não haver uma relação título/imagem, como se verificou na versão que lhe precede.

Relembramos que ‘Rios’ era o sobrenome de um dos fundadores da empresa, e assim não nos encontramos na presença de um retrato masculino, nem de ilustrações que vão de encontro a outro significado da palavra, um curso de água natural.Os elementos ilustrados, malaguetas vermelhas, estão assim associados, não ao nome, mas ao conteúdo da embalagem, ao tipo de conserva de condimento picante e apresentam-se como motivos animados na composição. 

A marca Pinhais, apresenta-se em forma de logótipo em vez da designação textual, talvez pela inexistência de muitos elementos ilustrativos inerentes à marca ‘Rios’, assim ainda que secundário, é o único elemento que ganha destaque na tampa e que se apresenta na cor azul. 

A cor de fundo amarelo, juntamente com as linhas e lista vermelha, reforçam certamente a alusão ao condimento de qualidade picante da conserva em azeite de oliveira, cores facilmente associadas a estes condimentos, no entanto, no seio da indústria, o vermelho é normalmente destinado à conserva em tomate. Também é de notar que as formas a amarelo são contornadas por uma linha a vermelho, sendo no entanto só visíveis as linhas centrais, já mencionadas, visto que a linha de contorno a azul é impressa por cima das restantes linhas vermelhas, conseguindo um duplo contorno, quase imperceptível, que emoldura a composição.

[fbcomments url="https://canthecan.net/can/rios-%e2%80%a2-spiced-small-mackerels/" width="100%" count="off" num="5" countmsg=""]