FOTOGRAFIAS - PHOTOS

Fotografia casamento de Francesco Cocco • 1924


Casamento de Francesco Cocco; 1924 – Foto de: autor desconhecido; colecção de Rosa Alba Anello

Lagos, 7 de Junho de 1924 – Casamento de Francesco Cocco: Ao lado da noiva, Rosina Amanzio, está Paolo Cocco, irmão do noivo; ao lado do noivo está Rosina Cocco (irmã de Salvatore), esposa de Paolo Cocco; à esquerda de Rosina Cocco está o seu filho Michelle e atrás deste Salvatore Cocco (primo de Paolo Cocco e pai de Giuseppe Cocco, actualmente nonagenário residente em Olhão); de pé, atrás de Paolo Cocco está Vito Anello (avô de Rosa Alba Anello que forneceu esta fotografia). Vito Anello, compatriota dos Cocco (Sicilianos), foi mestre (de salga?) da fábrica Fialho entre, c. 1910 e 1921. Em Lagos nasceram os seus filhos que, regressados à Sicília, continuaram a transmitir aos descendentes as memórias da vida passada nesta terra em que se sentiram tão bem acolhidos. Do depoimento dos descendentes desses sicilianos nascidos em Lagos, e que posteriormente regressaram à pátria dos seus pais, perduram memórias da meninice em que a avó, para os fazer adormecer, lhes cantava lengalengas portuguesas.
Esta foto documenta um episódio da história de uma família siciliana – oriunda de Marettimo -, ligada à indústria das conservas de peixe, que se estabeleceu em Lagos no início do século XX e onde desenvolveu essa actividade. Paolo Cocco foi responsável, entre outras realizações, pela construção do Cine-Teatro Império de Lagos.

 

http://delagos.pt/fototeca/index.php/Antigas/casamento-de-Francesco-Cocco

[fbcomments url="https://canthecan.net/collectible/fotografia-casamento-de-francesco-cocco-%e2%80%a2-1924/" width="100%" count="off" num="5" countmsg=""]