Empresa

José de Abreu Pimenta • Lagos


Marcas:  Sogal  |  Mirka  |  Saint Gerard  |  Susi

JOSÉ DE ABREU PIMENTA

Factory name: J.A. PIMENTA, FÁBRICA DO PIMENTA ou FÁBRICA SÃO JOÃO

Unknown opening date

Unknown closing date

Estrada de Molião

LAGOS

PACKERS OF CANNED FISH IN OLIVE OIL

PACKERS OF CANNED FISH IN SALT

EXPORTERS OF CANNED FISH IN OLIVE OIL

Source: 1948_04 revista de Conservas

FÁBRICA SÃO JOÃO (J. A. Pimenta ou fábrica do Pimenta)

José de Abreu Pimenta (Lagos, 20 de Julho de 1900 – Lisboa, 2 de Dezembro de 1982), foi um empresárioe vereadorportuguês.

Nasceu em 20 de Julho de 1900, na Freguesia de São Sebastiãode Lagos

Principiou a trabalhar com apenas 15 anos de idade, como agente de navegação, devido à morte do pai.

Posteriormente, acumulou esta função com a de armadorde pesca, tendo explorado duas armações de pesca da sardinha, uma em Burgaue outra na Luz. Possuía um estaleiro, aonde construiu vários barcos de pesca.

Por volta de 1950, adquiriu uma fábrica de conservas na zona do Chão Queimado, que transferiu para o sítio do Molião, uma vez que a antiga foi demolida na sequência da construção da Avenida dos Descobrimentos.

Tratava-se da FÁBRICA SÃO JOÃO ou mais conhecida como a fábrica do Pimenta.

Até ao final da sua vida, defendeu o prestígio da indústria conserveira nacional, tendo visitado várias feiras internacionais e mantido-se a par das inovações neste sector.

Popularizou-se, igualmente, como agente comercial de várias empresas em Lagos, tendo um escritório na Rua Direita.

Desempenhou, igualmente, as funções de vereador na Câmara Municipal de Lagos, e provedor na Santa Casa da Misericórdia de Lagos, entre 1959 e 1974.

INQUÉRITO INDUSTRIAL DE 1890

Em 1890, realiza-se outro Inquérito Industrial (Inquérito de Gabinete), Carminda Cavaco, assinala 11 fábricas na região, 4 em Lagos, 1 em Portimão/Lagoa, 1 em Olhão e 5 em Vila Real de Santo António98, no entanto ao analisarmos o inquérito, verificamos a existência de pelo menos mais duas fábricas situadas em Faro, uma em Alcantarilha/Armação (penso que será Armação de Pêra, desde sempre assinalada como zona de grande actividade piscatória), no concelho de Silves, e a referência a mais uma pequena indústria em Vila Real de Santo António. Neste inquérito não há nenhuma referência a Portimão.

No concelho de Lagos são referenciadas as seguintes fábricas:
Fábrica de S. João – Estrada de Mulião, com o número médio por dia de operários de todos os ofícios de 102, e 11 aprendizes de todos os ofícios, com o número médio de dias de trabalho por ano de 300.

O nascimento de um império conserveiro:
“A Casa Fialho”
(1892 – 1939)


Fontes: |