Empresa

S. Gerardo Lda • Lagos


S. GERARDO, LDA.

Factory name unknown

Opening date 1923

Unknown closing date

LAGOS

A Fábrica S. Gerardo Lda. empresa constituída em 16 de Outubro de 1923 [RODRIGUES JMV 1997] pertencia aos irmãos Veiga (Francisco, António e Belchior), e depois passou para Joaquim Marques Bexiga Júnior, e em 1947 para José d’Abreu Pimenta, que teve de a relocalizar no início dos anos 60, em resultado da alteração produzida naquela área ribeirinha com a construção da Avenida dos Descobrimentos inaugurada em 1960 no âmbito das comemorações henriquinas.
No local hoje ocupado pelo Clube de Vela de Lagos, estendendo-se até ao espaço onde se encontra a estátua de S. Gonçalo, lugar conhecido como Chão Queimado*, foi implantada esta fábrica por volta de 1924.

*Numa referência ao sítio do fumeiro de peixe de Vicente Vaz Queimado que figura em mapa de 1556 (atribuído a Miguel Arruda). O sítio tanto pode ter recebido o nome devido ao apelido de Vicente Vaz Queimado, como este recebido a alcunha “Queimado” (que terá passado a apelido), devido ao aspecto do local em consequência do seu uso como fumeiro: um chão permanentemente queimado. O que valida também igual topónimo para a porção de terreno adjacente, mais elevado, a Sul (onde hoje se encontra o parque de estacionamento), também conhecido pelo topónimo “Chão Queimado” e onde na mesma época do séc. XVI existiu um fumeiro de outro proprietário, indicado no mesmo mapa, mas que devido à sua má condição não se consegue perceber o nome.

in Cem anos de Indústria Conserveira em Lagos – a memória em imagens – Francisco Castelo
Fototeca Municipal de Lagos – 23 de Março de 2019


Fontes: | | |